Como Implantar Cloud Computing Privada para Estudar Ambiente de Virtualização Microsoft

postado em: Cloud Computing, Como Fazer, Web Série | 0

Para pesquisar e implementar tecnologias da informação emergentes é preciso possuir um ambiente de pesquisa e desenvolvimento, como um laboratório, sendo assim, para estudar Cloud Computing. Por meio da virtualização, é possível  montar um laboratório com um ambiente de Computação em Nuvem Privada, e experimentar os serviços explorados pela computação em nuvem.

Fábio Hara, Technical Evangelist at Microsoft, elaborou um guia prático e com baixo custo para o aprendizado sobre virtualização de ambiente com tecnologia Microsoft de Computação em Nuvem Privada,ou em inglês, Private Cloud Computing.

Equipamento Mínimo

A seguir veja a configuração mínima de cada máquina que permite a implementação de um ambiente para sua pesquisa e desenvolvimento, será necessário duas máquinas como estas, com processador com suporte a virtualização, como o Intel-VT, também deve possuir 8GB de RAM com duas placas de rede Ethernet e dois discos rígidos.

Com um Switch de rede, a configuração lhe permite testar alguns produtos de gerenciamento da linha Microsoft System Center, como exemplo, Failover Cluster via iSCSI.

Visão Geral Microsoft Server Cloud

Entenda como funciona a virtualização e visão geral de produtos Microsoft Cloud Server.

Sistema Operacional

Software para Gestão do Ambiente Vistualizado

Utilize a família de produtos System Center 2012 para gerenciar o ambiente virtualizado.

 Centro de Treinamento e Certificação

A Microsoft possui um centro de treinamento para implantação de Computação em Nuvem Privada, para auxiliar na montagem e implementação do ambiente para laboratório de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias da informação emergentes, principalmente, baseada em Cloud Computing e explorar os possíveis serviços que a computação em nuvem proporciona.

Para quem busca um diferencial no currículo é possivel efetuar as certificações para virtualização de produtos Microsoft

Deixe uma resposta