Serviços Explorados no Cloud Computing

O modelo computacional do cloud computing possui um formato orgânico, pois é formado por um conjunto de serviços, modelos de negócio e processos, e como resultado, gera um novos componentes que agregam valor ao modelo computacional e/ou infraestrutura da empresa.

Os serviços explorados em nuvem são divididos nas estratégias abaixo:

  • Armazenamento em nuvem, explora  a capacidade de utilizar o storage que existe fisicamente em um site remoto.
  • Banco de dados na nuvem, capacidade de utilizar os serviços de um banco de dados hospedado remotamente, compartilhando-o com outros usuários e/ou aplicações. A vantagem do serviço de banco de dados em nuvem é o baixo custo de implantação com a ausência de licenças milionárias.
  • Gestão e governança como serviço na nuvem, qualquer serviço sob demanda que permita gerenciar um ou mais serviços de computação em nuvem, como gerenciamento de tempo de atividade, topologia, utilização de recursos e virtualização, há também, sistemas de gestão e governança.
  • Infraestrutura como serviço, disponibilidade do data center como serviço com capacidade de acessar recursos de computação remotamente. Como exemplo, a hospedagem de um site em um servidor dedicado e remoto.
  • Plataforma como serviço, incluindo desenvolvimento de aplicativos, interfaces,  banco de dados, armazenamento e testes em uma plataforma hospedada remotamente. Algumas plataformas como serviço oferecem a capacidade de criar aplicativos corporativos para uso local ou sob demanda.
  • Processo como serviço, recurso remoto que pode reunir muitos outros, tais como serviços e dados, sejam eles hospedados no mesmo recurso de cloud computing ou remotamente, para criar processos de negócio.
  • Segurança na nuvem, o serviço explora a capacidade de fornecer serviços de segurança essenciais remotamente via web. A sofisticação do serviço para exemplo é o gerenciamento de identidade.
  • Software como serviço  (ou Aplicativo em nuvem), qualquer aplicativo oferecido sobre a plataforma web para um usuário final, geralmente explorando o aplicativo pelo browser. Os aplicativos de automação de escritório, disponíveis na web, também são aplicativos como serviço, entre eles o Google Docs, Gmail e Google Calendar.
  • Teste como serviço, capacidade de testar sistemas locais ou fornecidos em nuvem empregando software e serviços de teste hospedados remotamente. Vale lembrar que, um serviço de cloud deve ser testado localmente, os sistemas de teste como serviço podem verificar outros aplicativos em nuvem, websites e sistemas empresariais internos, e costumam utilizar pouco espaço para hardware e/ou software na empresa.

Lista de artigos sobre Cloud Computing, Cloud Server e Computação em Nuvem.

Você conhece alguma outra estratégia para o Cloud Computing, Cloud Server e/ou Computação em Nuvem?

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário. Abraços até a próxima.

Deixe uma resposta