Com muito trabalho foi concluído o projeto do site e/ou blog, e envolveu uma equipe de vários profissionais que se empenharam para mais uma meta a ser alcançada.
Chegou o momento de colocar os arquivos em um servidor, talvez por meio de um FTP, e deixar o novo site e/ou blog online.
Talvez! Antes, efetue um checklist de validação de alguns itens do site para evitar dores de cabeça, conforme lista abaixo:
- Planejamento da data de publicação
- Verificação e validação dos links do site ou blog
- Layout do site ou blog nos principais navegadores
- Revisão do conteúdo dos textos
- Como a informação será impressa
- Lembre-se do favicon
Planejamento da data de publicação
Fique atento com a data de publicação do site ou blog, pois em algum momento entre o briefing e a assinatura do contrato foi definida a data de publicação, verifique se não é uma sexta-feira.
Em muitos casos, tenha preferência em publicar durante a semana, pois assim você terá toda a equipe preparada para problemas e contingências.
Verificação e validação dos links do site ou blog
Uma ação muito boa é a verificação e validação dos links do site ou blog, para garantir que a navegação entre os conteúdos disponíveis no site ou blog.
Para auxiliar o trabalho, principalmente para sites grandes, use um programa chamado, link-checker. Este programa procura por problemas em links, âncoras e objetos referenciados em uma página do site, folhas de estilo CSS, ou recursivamente em um web site inteiro.
Layout do site ou blog nos principais navegadores
Verifique se houve variação do layout entre os principais navegadores disponíveis no mercado.
Uma dica é utilizar uma folha de estilo CSS que “zera” todas as configurações padrões de renderização dos elementos HTML, conhecida também como CSS Reset. É uma forma de garantir que a aplicação da folha de estilos do site será renderizada da mesma forma em diversos browsers.
Revisão do conteúdo dos textos
Em muitos casos no início do desenvolvimento do site, os textos não estão prontos, e por isso em espaços de texto o web designer coloca trechos falsos de texto, como “XXXX”, “nonononos” e “Lorem Ipsum” e com isso o é possível ter uma visão macro sobre a disponibilização dos textos e informações no site ou blog. Faça uma boa revisão de todos os textos e também uma revisão ortográfica, como intuito de apresentar as informações corretamente.
Certifique-se de que todas as informações de rodapé e página de contato, como todos os endereços e telefones estão atualizados. Algumas vezes o cliente pode mudar algum endereço ou telefone durante o desenvolvimento.
As imagens de conteúdo também são importantes, verifique se todas aparecem corretamente e em suas respectivas páginas.
Como a informação será impressa
Dependendo do conteúdo do site, o usuário poderá querer imprimir a informação e com isso, alguns divs podem se tornar desnecessários e ocupar muito espaço numa folha de papel na hora de sair na impressora.
É possível colocar um estilo CSS somente para o momento que uma página estiver sendo impressa. É a declaração de media=”print”.
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="print.css" media="print" />
Lembre-se do favicon
O favicon é um item de acessibilidade para o site, pois ajuda o usuário a identificar as páginas na barra de abas e na lista de sites favoritos no navegador, com isso, é comum o uso de imagens simples do logotipo como representação do favicon.
Veja o artigo: Como fazer Favicon