Seu site suporta o teste ‘estresse de carga’?

postado em: Site | 5

O teste de estresse de carga deve mensurar a carga de tráfego de usuários simultâneos em seu site e também, fazer parte de um Plano de Continuidade de Negócios, com o intuito de não permitir a interrupção das atividades do site e assegurar a sua retomada em tempo hábil, se for o caso.

Utilizar uma ferramenta que permita descobrir os limites de desempenho do seu site ajuda a prevenir incidentes considerados críticos, como exemplo, parar o site de vendas da Apple no dia do lançamento do Ipad 2, seriam muito grandes os prejuízos.

Com o serviço gratuito loadimpact.com é possível simular o acesso de 50 usuários simultâneos em seu site e também registrar como as páginas são carregadas rapidamente a partir de seu servidor. Isto permite a você saber o quão rápido é vivida a experiência do usuário ao navegar em seu site quando é acessado por 50 usuários ao mesmo tempo.

Dimensão da sua audiência

A dimensão da sua audiência alvo é um fator muito importante por detrás do conceito do seu site. O resultado “bom” ou “ruim” depende inteiramente do que você está testando, e como. Se por ventura a audiência alvo do site for entre 1000 e 2000 pessoas, pode não ter problemas de acesso, porem se o volume do tráfego aumentar exponencialmente, então você provavelmente precisará repensar em sua estratégia de negócio.

Existem muitos fatores que afetam o desempenho de um site.

Ao executar um teste simples, você será capaz de obter uma imagem geral muito boa de como o seu site é executado.

Gráfico de crescimento exponencial

Gráfico de crescimento exponencial - loadimpact.com
Gráfico de crescimento exponencial - loadimpact.com

Este gráfico é o ideal da perspectiva de teste, pois ele nos mostra os limites de desempenho do site que foi testado e mostra claramente que o sistema de destino está executando fora do nível critico de recursos de carga ao qual é submetido. Os níveis de carga usados aqui são clientes 30, 60, 90, 120 e 150. O tempo de resposta aumenta de forma linear até 120 clientes, quando de repente começa a aumentar exponencialmente vez. Este site específico, portanto, tem um ponto de interrupção em 120 clientes. O tempo de resposta até 120 clientes é igual ou inferior a 1 segundo. Aos 150 clientes que é de 3 segundos e aos 180 clientes que ultrapassa 10 segundos.

A partir deste gráfico podemos deduzir que o sistema de destino pode lidar com cargas de até 120 clientes sem grandes dificuldades, mas, depois o rendimento do desempenho cai rapidamente.

Você terá uma boa ideia dos limites do seu site quando encontrar esse padrão de curva. O crescimento exponencial, basicamente, significa que algo está crescendo muito rápido.

Gráfico de curva linear

Gráfico de curva linear - loadimpact.com
Gráfico de curva linear - loadimpact.com

O gráfico de curva linear mostra uma linha reta do site que possui algum recurso em uso e, portanto, tempo de resposta aumenta com o aumento da carga, e normalmente degrada o desempenho e é uma péssima característica para um sistema.

Gráfico queda / alta

Gráfico queda / alta - loadimpact.com
Gráfico queda / alta - loadimpact.com

A exposição deste gráfico esboça que não submetemos o site para carregar o suficiente para obter bons resultados. Pode haver várias razões pelas quais os tempos de resposta diminuem no início, mas o importante é que o gráfico mostra que “em” e “além” de 40 clientes, realmente começa a carregar o site. Neste caso específico, é interessante reconfigurar o teste para começar em 40 clientes de acesso simultâneo e com meta até os 100 clientes.

Gráfico plano

Gráfico plano - loadimpact.com
Gráfico plano - loadimpact.com

Isso normalmente significa que será difícil de sobrecarregar o site testado. Se você tentar executar um teste de estresse de carga para o site do Google google.com você terá uma curva plana. O site do Google é poderoso o suficiente para que qualquer alteração nos tempos de resposta, como resultado da carga que geramos torna quase impossível de medir.

Outros gráficos

Outros gráficos - loadimpact.com
Outros gráficos - loadimpact.com
Outros gráficos - loadimpact.com
Outros gráficos - loadimpact.com

Conclusão

A solução de marcação de ponto crítico de acesso nos apresenta os limites de desempenho do site que foi efetuado o teste de estresse de carga e mostra claramente que o sistema de destino executa fora do nível critico de recursos de carga ao qual é submetido.

Sites executados em servidores dedicados e com boa conexão de internet são atributos necessários para melhores resultados no teste de estresse de carga com o intuito de atingir uma curva plana.

Que outra ferramenta você utiliza para fazer o teste de estresse de carga para o seu site?

Que outros testes você executa no seu site?

5 Respostas

  1. Muito bom esse site!!!

  2. Cornélio José Wiedemann

    otimo tutorial
    graças a voce conseguir fazer o que precisava fazer
    valeu meu amigao

    Att,
    Cornélio José Wiedemann (TI & DBA)

  3. Cornélio José Wiedemann

    opaaaa
    esse tutorial ainda me serve muito bem meu amigo

    valeu queridao

    Att,
    Tio Nélio do Rincão ( TI & DBA )

  4. Cornélio José Wiedemann

    oxxxeeee
    cara, como depois de tanto tempo eu ainda acho realmente informativo esse artigo
    valeu meu amigo
    muito grato por esse tutorial

    Att,
    Cornélio José Wiedemann ( TI & DBA )

  5. Cornélio José Wiedemann

    Olá my friend,
    depois de passar tanto tempo
    ainda esse artigo é util

    Valeu Queridão

    Att,
    Cornélio José Wiedemann ( TI & DBA )
    PS: agora com win 10 enterprise pra trovar as milf rsrs

Deixe uma resposta