Ferramentas para SEO do Google

postado em: Gestão, Site | 0

A otimização de sites para buscadores é muito importante, o uso de padrões web (web standards) e determinadas ações de SEO colaboram para que o seu site e/ou blog tenha um melhor posicionamento em uma página de resultados de uma busca.

O Google fornece poderosas ferramentas gratuitas para webmasters  e profissionais de SEO, veja.

Webmaster Tools

Google Webmaster Tools, fornece relatórios detalhados sobre a visibilidade de suas páginas no Google.

Visualize, classifique e baixe dados abrangentes sobre links e identifique problemas para o seu site com as novas ferramentas e relatórios de links.

  • Saiba como o Google rastreia e indexa o seu site e/ou blog e identifique problemas.
  • Saiba quais consultas de pesquisa do Google direcionam tráfego para seu site e/ou blog.
  • Compartilhe informações sobre o seu site e/ou blog por meio de sitemaps.

Analytics

O Google Analytics é a solução de análise da web de foco empresarial que fornece a você uma ótima visibilidade do tráfego e da eficiência do marketing de seu site e/ou blog. Recursos avançados que permitem que você veja e analise dados de tráfego. Com o Google Analytics, você se prepara melhor para compor anúncios mais segmentados, como tambem fortalecer as conversões de campanhas de marketing.

Keyword (Palavra-chave)

Pesquise ideias de palavras-chave usando qualquer combinação de palavras-chave, um URL e categorias com o Google Keyword Tool. Visualize estatísticas da Pesquisa de palavras-chave por volume de pesquisas e tipos de concorrência. Compare estatísticas de suas palavras-chave com um ou mais tipos de correspondência.

Insights para pesquisa

Com o Google Insights para pesquisa, você pode comparar padrões de volume de pesquisa em regiões, categorias, períodos e propriedades específicos. Veja exemplos de como você pode usar o Google Insights para pesquisa.

  • Categorias: Limite os dados a categorias específicas, como finanças, saúde e esportes.
  • Periodicidade: Antecipe a demanda dos seus negócios para que você possa planejar o orçamento e as metas correspondentes.
  • Distribuição geográfica: Saiba onde encontrar seus clientes. Veja como o volume de pesquisa está distribuído em regiões e cidades.
  • Propriedades: Veja os padrões de pesquisa em outras propriedades do Google.

Website Optimizer

Google Website Optimizer, permite-lhe  testar diferentes versões de suas páginas, conhecidos como  teste A / B ou testes variados, como isso é possível aumentar o valor do seu site e tráfego existentes. Ao usar o Google Website Optimizer para testar e otimizar o design e conteúdo do site, você pode aumentar a sua receita e ROI.

DoubleClick Ad Planner

Defina a sua publicidade on-line com a DoubleClick Ad Planner, uma ferramenta de planejamento de mídia que podem ajudar você a identificar sites que seus clientes-alvo são propensos a visitar e com isso criar listas de sites onde você gostaria de anunciar.

Outras ferramentas

Google Zeitgeist [ 2009 e 2010] Google Zeitgeist não é uma ferramenta no sentido mais estrito, mas você pode usá-la de pesquisa de palavras-chave, no entanto. Na verdade ele mostra as consultas mais populares por isso é um bom ponto de partida em sua campanha de SEO. Tome as palavras-chave Zeitgeist popular e, em seguida, teste algumas frases contendo-as com as outras ferramentas citadas acima. Veja também Hot Trends.

Google Trends
Google Trends permite comparar o tráfego para os termos de busca populares. Desta forma, você pode determinar se um tópico está crescendo em popularidade ou não.

Google Estimador de tráfego Você pode usá-lo para descobrir o número de visitantes, provavelmente, uma palavra-chave pode trazer para o seu site.

Conclusão

Algumas ferramentas podem conter dados parciais, porem, é uma excelente estratégia utilizar as ferramentas acima em conjunto para melhor definir suas táticas e ações SEO e com isso melhorar o posicionamento do seu site em relação a sua concorrência e assim ter um melhor retorno sobre o seu investimento (ROI).
O que você achou dessas ferramentas? Quais ferramentas você usa? Indique outras ferramentas que você usa para ações SEO.

Deixe uma resposta