Super dicas para um site muito mais eficaz

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Existem algumas estratégias simples do mundo dos negócios que são aplicáveis facilmente na construção de novos sites, assim tornando-os muito mais eficazes.

Definir objetivos

É essencial definir os objetivos a alcançar antes de iniciar a construção de um site. Quem é o público-alvo? Qual a finalidade do site (capturar informação, gerar clientes/vendas, dar informação)? Tenha uma estratégia clara sobre o que quer que o site faça.

Usabilidade do design

Um “bom” design é fundamental em qualquer ação de marketing com sucesso, quer seja online ou offline. No entanto, quando consideramos um novo site, a usabilidade é igualmente importante, senão mais importante. Muitas vezes damos demasiada importância ao fator “bonito” em detrimento da navegação e da usabilidade. Tenha a certeza que o design do seu site representa a sua empresa e que o faz de uma forma concisa, limpa e visualmente agradável.

Uso correto da Tecnologia Web

Lembre-se quais são os objectivos e o público-alvo do seu site! Não se concentre em ter um site animado só porque gosta desse tipo de site. O seu público-alvo pode não ter tempo para ver a apresentação em Flash ou ter que esperar pelo download de uma página pesada. Estas opções poderão mesmo reduzir a eficácia do seu site. Concentre-se em ter um site rápido e de fácil navegação. Pode ter animação Flash… mas só o necessário.

Seja direto

O conteúdo do seu site é essencial para obter um bom resultado nos motores de busca, como também, terá influência direta na eficácia em capturar a sua audiência. A tendência natural é a de tentar incluir tudo o que podemos sobre o serviço e/ou produto, mas isto resulta em páginas com excesso de texto que niguém tem tempo de ler. Lembre-se: a sua mensagem deve ser clara, concisa e instantânea.

Resultados reais

Se quer que o seu site lhe dê resultados (quaisquer que sejam), assegure-se que tem as funcionalidades que são necessárias, se você vende online, tenha um botão “adicionar ao carrinho” que só necessita de um clique; se quer que as pessoas o contatem, tenha um botão “Fale conosco” em todas as páginas; se quer obter dados assegure-se que o utilizador se sinta convidado a fazê-lo. Estes fatores são essenciais para atingir os seus objetivos. Torne-os visíveis e não tenha receio de ter links em todas as páginas que direcionem o utilizador para a direção certa.

Tracking e avaliação

Não há qualquer interesse em fazer marketing online ou offline se não puder medir os resultados. A grande vantagem do marketing online é o de ser fácil de quantificar o sucesso. Certifique-se de que tem um bom programa de estatísticas. Recomendo uma ferramenta grátis, o Google Analytics, uma vez que se trata de um programa de fácil utilização e muito completo. Se o seu objetivo é obter contatos, certifique-se de que consegue facilmente identificar o nº de contatos gerados pelo site. Se o site não funcionar bem, analise as estatísticas de modo a identificar o porquê das visitas não geram resultados de novos contatos. Deste modo, poderá identificar padrões, que por sua vez poderão ser usados para melhorar o modo como o site e suas informações foram publicadas.

 

Uma resposta

  1. Cavas! Muito bacana essas suas dicas que servem para outras areas tambem. Vale a pena todo mundo ler. Abracos.

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