Super dicas de webdesign para salvar seu site

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Há diversas razões para um site e/ou blog tenha um baixo retorno sobre o investimento (ROI). Muitos problemas podem ser solucionados na camada de apresentação do aplicativo web (site e/ou blog). Veja as dicas abaixo e aumente o sucesso de seu aplicativo web.

Faça o site leve e rápido, menos é mais.

Se você vende produtos e/ou serviços na Internet, fique atento a arte do layout, alguns designers adoram encher a tela de animações e imagens que demoram e demoram para baixar.
O site e/ou blog é o seu canal (de vendas ou informação), mantenha o foco na mensagem. Você possui alguns segundos para conquistar a atenção do cliente e lembre, a imagem seduz porem é o texto que vende a idéia, o produto ou serviço.
Para que a mensagem apareça com maior destaque, menos é mais, mantenha um layout limpo (clean), elegante e simples. Mantenha as páginas leves, use poucas imagens e colocadas em locais apropriados. O texto deve ser discreto, objetivo e de fácil leitura e entendimento.

Padrão

Se você for em uma loja do McDonald’s no Brasil, Argentina, Japão ou Itália perceberá que são todas muito parecidas pois há padrão para o salão de refeições, balão de atendimento, display e nome dos produtos.
O mesmo deve ocorrer com o seu site e/ou blog, mantenha o mesmo padrão em todas as páginas.

  • Use o mesmo padrão da identidade visual para cores, botões, fontes e demais elementos em todas as páginas;
  • Deixe a logomarca de sua empresa sempre na mesma posição;
  • Mantenha um padrão para a navegão, com menus na horizontal e/ou vertical.

Evite mudar o layout entre páginas e/ou sessões, isso pode confundir a “idéia de navegação” do usuário e com isso, este usuário pode pensar que está em outro site. Além de tudo, manter uma identidade visual padronizada você passa uma impressão mais profissional do seu site e/ou blog.

Navegação

A Internet já é um labirinto de informações e por isso a navegação deve ser simples e direta.

O conteúdo, produto e/ou informação deve ser acessível no máximo em três cliques e por isso é muito importante no início do projeto, desenvolver uma boa arquitetura das informações.

Fale conosco

Tenha um canal exclusivo de atendimento ao cliente, crie uma página “fale conosco” e que seja de fácil acesso em todas páginas e sessões do site e/ou blog. Coloque informações pertinentes para o contato, como telefones, emails e formulário para contato.
O formulário de contato pode ser simples, com poucos campos para preenchimento, inclua campos para nome, email, telefone (caso haja algum problema com o email) e um espaço para a mensagem. Você poderá pedir as outras informações mais tarde. O importante agora é fazer contato.

Logos e Imagens

Imagens são uma parte importante para o site e/ou blog e podem torná-lo muito pesado. Mantenha suas imagens no tamanho* mínimo possível. Para evitar ou ao menos minimizar este problema, use compressores de imagens. Existem diversos disponíveis no mercado, inclusive alguns gratuitos, como o editor Pixlr.
*tamanho: neste caso, é o tamanho físico da imagem em kilobytes .

Fontes (tipografia)

Use apenas uma fonte em todo o site. Se quiser usar mais de uma fonte, use apenas para destaques, citações e títulos. Mantendo a variação de tipos de letras ao mínimo, você garante um visual mais padronizado e limpo. É muito mais profissional.
Outra razão é que há poucas “fontes padrão” na Internet. Arial, Verdana, Courier e Times New Roman são algumas delas. Se você usar alguma fonte fora dos padrões, pode ser que os usuários não vejam as páginas como foram criadas.
Tenha sempre preferência por fontes legíveis e de fácil leitura.

Espaço em branco

Tão importante quanto as notas de uma canção são as pausas, o mesmo ocorre no design de qualquer peça publicitária. Deixe que as palavras saltem da tela, colocando bastante espaço entre elas. Deixe o texto ‘respirar’. Use margens à esquerda e a direita.

Links Mortos

Links mortos são aqueles que estão no menu, mas ainda não foram criadas as páginas correspondentes ou, pior ainda, levam a uma “página em construção”.
Se a página não existe ou não está completa, não coloque indicações para ela, no futuro você poderá colocar os links e destacar que a página é nova, tornando o conjunto mais dinâmico e trazendo maior impacto. Além de tudo, links mortos dão um ar de falta de profissionalismo.
Páginas com a mensagem “em construção” causam uma frustração enorme ao internauta, afinal ele espera encontrar a informação, mas ela não está lá.

Links Quebrados

Teste todos os links em todas as páginas, sempre. Links quebrados, ou seja, os que levam a páginas de erro ou não existentes são outro fator de frustração e falta de profissionalismo.

Conclusão

Tenho certeza que estas dicas o ajudarão a melhorar a qualidade do seu site e/ou blog.
Lembre-se, alem destas dicas, você precisará de um ótimo produto, tráfego, atendimento de qualidade e ferramentas de analise de conteúdo e tráfego

Mais alguma?

Caso você tenha mais alguma dica e/ou dúvida, compartilhe conosco e deixe o seu comentário abaixo.
Abraços e até a próxima.

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