Os Melhores Frameworks JavaScript para Desenvolvimento Mobile

postado em: Programação, Site | 0

Para codificação de sites e aplicativos para dispositivos móveis (mobile), há diversas ferramentas e frameworks que resolvem problemas e situações comuns, como, a compatibilidade cross-browser, resolução de tela, e também a renderização do HTML e CSS

Cada vez mais empresas desenvolvem versões móveis de seus sites, bem como o lançamento de aplicativos que ajudam a comercializar os seus produtos e serviços com sucesso, e o JavaScript tem sido a principal razão para o surgimento de desenvolvimento móvel.

Com o JavaScript, podemos permitir que sites funcionem, isto é, sejam manipulados por meio de gestos com os dedos, como toques, rolagem e zoom. JavaScript resolve questões de compatibilidade cross-browser e tornou mais fácil para desenvolver plataforma cruzada sites, o que aumenta o alcance de usuários (target).

jQuery Mobile

Se há um framework JavaScript que todo desenvolvedor móvel deveria testar, é o jQuery Mobile. Tal como o seu equivalente no desktop, o jQuery Mobile tem uma biblioteca de widgets que converte marcação semântica em um formato de gesto amigável e torna fácil operações em telas sensíveis ao toque. O framework móvel permite aos desenvolvedores criar sites e aplicativos multi-plataforma com o  HTML5. Os desenvolvedores podem integrar facilmente switchers e controles deslizantes.

Sencha Touch

Dntre os frameworks de JavaScript, Sencha Touch é também um framework escolhido entre os desenvolvedores da web móvel. A biblioteca de widgets é completa. O alto desempenho com HTML5 possibilita o desenvolvimento de aplicativos para vários sistemas operacionais móveis, incluindo iOS, Android, BlackBerry OS e Kindle.

Zepto

A biblioteca Zepto foi construída especificamente para navegadores móveis pertencentes ao WebKit como o Safari e Chrome e obedece a uma filosofia de desenvolvimento minimalista que torna o desenvolvimento móvel rápido e fácil. Zepto é sobre manter as coisas simples, o objetivo do framework é preciso e direto ao ponto. Possui bibliotecas modulares que podem ser facilmente baixados e rapidamente executadas.

Appcelerator Titanium

Se você estiver procurando por uma estrutura de JavaScript que combina perfeitamente a flexibilidade do código aberto com os poderes de computação em nuvem (cloud computing), então você está aprocura do Appcelerator Titanium. Uma plataforma de próxima geração móvel que pode ser usado para desenvolver aplicativos para Apple e Android.

jQTouch

Se você está familiarizado com jQuery Mobile, então, jQTouch será fácil de usar. jQTouch também tem uma biblioteca de widgets com a conversão de marcação semântica, porém, as aplicações construídas sobre o framework jQTouch só funcionam em telas pequenas e são especificamente orientadas para a classe A de navegadores pertencentes ao WebKit, como aqueles em dispositivos Android e Apple.

Mobilize.js

Muitas vezes, os desenvolvedores querem diminuir a sua carga de trabalho, então eles procuram uma estrutura que pode importar diretamente um site tradicional, feito para computadores de mesa (desktops e notebooks) e converter para uma plataforma móvel o Mobilize.js é um framework JavaScript que detecta automaticamente navegadores móveis e integra-se facilmente, sem a necessidade de mudar alguma coisa no servidor.

O Projeto M (The M Project)

O Projeto M é um framework JavaScript  fácil de usar (easy-to-use) que incorpora de forma eficiente os recursos avançados do HTML5.

Com seu modelo de arquitetura MVC (model-view-controller), o Projeto M (The M Project) é popular entre os desenvolvedores móveis por várias razões. O módulo de código aberto, que é baseado no MVC, permite que os desenvolvedores isolem os dados e a  lógica de negócios. Além disso, a estrutura de JavaScript suporta múltiplos dispositivos, tornando mais fácil para desenvolver aplicativos e sites que para smartphones, tablets e computadores de mesa.

TreeSaver

É compatível com os padrões HTML e CSS e é perfeito para o desenvolvimento de layouts do estilo revista e que podem dinamicamente se encaixarem diferentes navegadores e dispositivos móveis. A biblioteca TreeSaver pode ser usada para projetar uma grande variedade de sites e aplicativos sem a necessidade de programação JavaScript.

LimeJS

Se você quer um framework JavaScript especificamente para o desenvolvimento do jogo, tente LimeJS. Ele usa HTMLde várias maneiras e faz jogos que são amigáveis com telas sensíveis ao toque (touchscreen) e funciona tanto em navegadores e aplicações.

DHTMLX Touch

Este é outro framework JavaScript de desenvolvimento móvel que ajuda a criar projetos para smartphones e dispositivos de toque. Se você estiver procurando por um framework  que defende o mínimo de codificação, escolha DHTMLX Touch. A interface é fácil de usar e permite que os desenvolvedores criar diferentes tipos de aplicativos para diferentes plataformas móveis.

Conclusão

Algumas dúvidas poderão surgir tal sobre qual a melhor plataforma para desenvolvimento ou qual a melhor para games e/ou aplicativos, e também, qual a mais produtiva. As respostas são variáveis a escolha de um framework ou plataforma também depende muito de suas habilidades e dos objetivos da aplicação e/ou site.

A maioria dos frameworks JavaScript são leves, o que torna a navegação na web rápida sem comprometer a aparência de um site. Os sites móveis cada vez mais usam HTML5 CSS3 e aderem as especificações do W3C , que são outra vantagem para frameworks JavaScript.

Você já usou algum desses frameworks? Você prefere algum outro framework que não foi abordado nesta lista? Deixe-nos saber sobre seus comentários.

Deixe uma resposta