Estratégias para um site ou blog mais eficaz

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A necessidade de expansão dos negócios, é contínua e é preciso multiplicar os canais para se comunicar eficazmente com clientes, fornecedores e parceiros. O ambiente da web abrange diversos canais por meio da internet e redes sociais, e com isso, para tornar o site e/ou blog como uma ótima ferramenta de marketing  será preciso revisar itens do planejamento estratégico.

Pontos importantes para incrementar o retorno sobre o investimento (ROI) do site e/ou blog

Aumente a taxa de resposta do seu mercado alvo.

Quanto maior o foco em seu mercado-alvo (target), melhor será a integração da comunicação, mensagem e canal. As pessoas tomam decisões emocionalmente e as justificam intelectualmente. As semelhanças da comunicação com o seu mercado-alvo torna mais fácil a conexão emocional por meio de palavras, frases, imagens, cores, ofertas e etc. Tal como exemplo, a comunicação de venda de seguros para geração X será diferente, ou precisará de adaptações para atender uma geração Y.

Caso sua atividade compreende  um mercado mais diversificado, separe o seu mercado em grupos mais estreitamente focados e mude seu site para adicionar as páginas de destino que abordam cada um desses mercados, ou crie um site para cada canal e/ou mercado, conforme o grupo EBX (OGX, MMX e LLX). Este processo colabora para  aumentar a taxa de resposta.

Planejamento da comunicação informacional

Alem de comunicação promocional, é preciso atenção e planejamento para a comunicação informacional, isto é, disponibilizar comunicados em seu site sobre seus produtos e/ou serviços que atendam as necessidades do seu mercado-alvo, como também, conhecer intimamente os problemas e anseios de produtos e/ou serviços por meio pesquisas.

Torne sua mensagem clara para seu target

O objetivo de cada site e/ou blog deve ser claro e específico, como exemplo, vender produtos para empresas (B2B), ou canal de notícias de esportes, ou também, educação a distância de engenharia. Tornar mais claro ao consumidor, fornecedor e parceiro, a verdadeira intenção do site e com isso a mensagem será óbvia, clara e de fácil entendimento.

Use blocos de imagem e textos para dispor as informações na tela de modo que o usuário encontre rapidamente o que deseja e/ou facilite o caminho de sucesso do objetivo requerido, conforme a navegação do site da Receita Federal, separada em canais, cidadão, empresa e comércio.

Tenha uma oferta atraente ao mercado-alvo

Você precisa oferecer opções de baixo preço? Ou oferece pacote de produtos e serviços juntos? Quais são as necessidades do seu target? Essas questões são base para definição da estratégia para promover sua oferta em canais digitais.

A empresa pode utilizar o site para  lançar extensão de alguma linha de produtos com nomes de marcas existentes e estendidos a novos tamanhos ou sabores para categoria de produtos existentes, como também, extensões de sites existentes, conhecidos como hot site.

Tenha ferramentas para captação de informação em seu site e/ou blog

Seja capaz  de capturar a maior quantidade de informações de diferentes modos e não-invasivo de seu público-alvo, para análises comportamentais, como também, conhecer intimamente os problemas e anseios de produtos e/ou serviços, no entanto, os usuários compartilham uma grande vontade de ignorar formulários e pesquisas onlines.

Algumas formas conhecidas para captação de informações de usuários é por meio da distribuição questionários por emails ou envio de newsletter, e também, a apresentação de pesquisas aleatórias para novos acessos ao site. São famosas devido ao baixo custo de distribuição e captação dos dados.

Para aqueles que precisam de mais interação com o mercado-alvo e em real time, a estratégia é, disponibilizar um canal de atendimento online, uma espécie de chat online, assim o empresário conseguirá   aumentar significativamente o percentual de ligações recebidas a partir do seu site. É como ter um recepcionista em seu site para conhecer e cumprimentar os visitantes que por ali passam.

Conclusão

A comunicação informacional integrada ao mercado virtual colabora para a expansão dos negócios e torna o site como uma ferramenta de marketing ativo para vender seus produtos e/ou serviços, porem o sistema precisa ser implementado com uma série de estratégias para  web onde é possivel elevar o retorno sobre o investimento e assim, tornar o site rentável.

O que você achou dessas estratégias? Qual estratégia você usa em seu site e/ou blog que oferece bons resultados? Qual é o seu mercado-alvo?

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