Os estereótipos são baseados em determinados tipos, classes e/ou pacotes já existentes no metamodelo. Eles podem ampliar a semântica, e não a estrutura de tipos e classes preexistentes. Certos estereótipos são predefinidos na UML, mas outros podem ser definidos pelo usuário. Os atores, por exemplo, podem ser tratados pelas ferramentas de modelagem como classes estereotipadas.
O que é Estereótipo
Segundo o Rational Unified Process (RUP).
Estereótipo é ma meta classificação de um elemento. Os estereótipos têm implicações semânticas que podem ser especificadas para cada valor específico de estereótipo.
Como usar os Estereótipos
Os Estereótipos, dão mais poder à UML e permite classificar elementos “com algo em comum”. Para usar um estereótipo, você pode vincular um pacote a um perfil. Isso permite aplicar os estereótipos que são definidos no perfil para os elementos no pacote, tal como,<<modelLibrary>> e/ou <<framework>>. Graficamente, um estereótipo é representado por um nome entre os sinais << >>, esse símbolo geralmente vem após o elemento que esta sendo estereotipado. Por exemplo, em um diagrama de classes estereótipos podem ser utilizados para classificar o comportamento dos métodos, tais como <<construtor>> e <<getter>>.
Estereótipos Predefinidos no UML
Artefato, Artifact
- Biblioteca, Library Uma biblioteca arquivo.
- Documento, Document Aplicado a um arquivo ou seja, não uma fonte ou um executável.
- Executável, Executable Um arquivo executável.
- Arquivo, File Um arquivo físico.
- Fonte, Source Code Arquivo compilável.
- Script Arquivo que pode ser interpretado pelo systema computacional.
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Classe, Class
- Auxiliar, Auxiliary Um esteriótipo para classe que oferece suporte para outra classe, normalmente por meio da implementação de lógica adicional. A outra classe pode ter o estereótipo foco.
- Foco, Focus Um esteriótipo para classe que define a lógica de negócios principais, que é suportado por várias classes auxiliares.
- ImplementationClass Descreve uma implementação e cada instância de tempo de execução tem uma classe de implementação fixo. Compare com type.
- MetaClass Esse estereótipo é aplicado a uma classe cujas outras classes são instâncias e devem estar de acordo com a metaclasse.
- Tipo, Type Especifica o comportamento de um objeto sem informando como ele é implementado. Um objeto é um membro de um tipo se ele está de acordo com a especificação.
- Utilitário, Utility Uma coleção de funções estáticas. A classe não possui instâncias.
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Classificador, Classifier
- Realização, Realization Esse estereótipo é aplicado a um classificador que especifica o domínio de objetos e sua implementação.
- Especificação, Specification É aplicado a um classificador que especifica o domínio de objetos, e não da sua implementação.
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Componente, Component
- Entidade, Entity O componente representa um conceito empresarial (business concept).
- Implementar, Implement A implementação de uma especificação.
- Processo, Process Um componente baseado em transações, ou uma que transporta um thread.
- Serviço, Service é aplicado a um componente que calcula um valor. Esse componente não tem estado. Um componente sem monitoração de estado.
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Operação (Funcionamento), Operation
- Criar, Create Esta operação é um construtor, veja mais em Constructors.
- Destruir, Destroy A operação destrói sua ocorrência, veja mais em Destructors.
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Pacote, Package
- Framework Aplicado ao pacote determina o padrão de elementos reutilizáveis em classes, padrões e modelos.
- ModelLibrary Contém elementos de modelo para reutilização, isto é, elementos do modelo que se destina a ser reutilizado em outros pacotes.
- Perspective Esse estereótipo é aplicado a um pacote que contém apenas diagramas ou subpacotes.