Visão geral do fluxo de trabalho para criar seu site – Cavas by Marcelo Pereira Cavalini

by Marcelo Pereira Cavalini

Visão geral do fluxo de trabalho para criar seu site

Para criar um site é preciso definir um fluxo de trabalho com várias abordagens, desde o planejamento de requisitos do site, definição de tecnologias e testes destas páginas e do site como um todo.

Planejar e configurar seu site

Antes de começar a criar um site, organize as informações de arquivos, requisitos do site, os perfis do público-alvo e as metas do site. Avalie também, os requisitos técnicos, como acesso do usuário, bem como as restrições de navegador, plug-in e download.
Com essas informações em mãos, monte um bom planejamento, determine uma estrutura física dos arquivos e uma estrutura lógica para o fluxo de informações.

Organizar e gerenciar arquivos do seu site

Tenha um painel de Arquivos, você pode querer adicionar, excluir e renomear, arquivos e pastas, facilmente on-line e conforme necessário. O painel de Arquivos também pode possuir outras ferramentas para o gerenciamento do site, como, transferência de arquivos “de/para” com apontamento para o servidor remoto, configuração de um processo “devolver/retirar” (check in/out) para impedir a substituição dos arquivos e sincronização dos arquivos em sites locais e remotos.

Layout para as páginas do site

Escolha a técnica de layout mais adequada para você ou use opções de templates para criar a aparência visual do seu site.
Tenha preferência em criar páginas para o site utilizando Web Standards e estilos em CSS. Existem frameworks para CSS, como: Blueprint css, 960 e Elements CSS Frameworks. (veja mais em: Top 12 CSS Frameworks and How to Understand Them )

Adicionar conteúdo para as páginas

O maior ativo para um site é seu conteúdo, pois é ele que trará visitantes. Tenha atenção com o desing e a qualidade para os elementos de texto, imagens, imagens de sobreposição, mapas de imagem, cores, filmes, som, links, menus de navegação e tudo mais. Configure recursos internos (classes CSS) para criação da página e os elementos dependentes como títulos e planos de fundo.

Alguns sites podem requerer a necessidade de interação com o internauta (usuário), a exemplo, um site de comércio eletrônico e, portanto o site precisa executar tarefas que interajam com o internauta e forneça algum tipo de resposta, como a validação de um formulário quando um internauta clica no botão ou a abertura de uma segunda janela de navegador quando a página principal termina de ser carregada.

Criar páginas com codificação manual

A codificação manual de páginas da Web é outra abordagem de criação de páginas e uma prática bem comum entre programadores e desenvolvedores.

Há vida além do código!

O trabalho com código da página pode parecer muito chato e algumas vezes, complicado com o bloco de notas, mas com ferramentas profissionais de edição de código, como Visual Studio da Microsoft e o Dreamweaver da Adobe, o tempo de codificação é por muitas vezes facilitado pois esses programas possuem um ambiente sofisticado de desenvolvimento e com isso, agrega a produtividade da produção de sites com codificação manual.

Configurar um aplicativo da Web para conteúdo dinâmico

Muitos sites contêm páginas dinâmicas que permitem aos visitantes visualizar as informações armazenadas nos bancos de dados e normalmente permitem que alguns
visitantes adicionem novas informações e editem as informações nos bancos de dados. Para criar essas páginas, é preciso definir e configurar um servidor da Web, um servidor de aplicativo, e um servidor de Banco de dados.

Você pode definir diversos conteúdos dinâmicos para o site, incluindo conjuntos de registros extraídos dos bancos de dados, parâmetros de formulário
e outros componentes. Para adicionar o conteúdo dinâmico a uma página por meio de um banco dedados, é preciso escolher com qual tecnologia o aplicativo web será desenvolvido, as mais conhecidas no mercado são: Asp.Net, Php e Java.

Você pode definir a página para exibir um ou vários registros de uma vez, exibir mais de uma página de registros, adicionar links especiais para passar de uma página de
registros para a próxima (e vice-versa) e criar contadores de registro para ajudar os usuários a rastrearem os registros. Você pode incluir a lógica de aplicativos ou de negócios usando essas tecnologias. Se precisar de mais flexibilidade, você pode criar comportamentos de servidor personalizados e formulários interativos. Consulte: “Aplicativo web em 3 camadas”.

Testar e publicar

O teste das páginas é um processo contínuo que acontece durante todo o ciclo de desenvolvimento. No final do ciclo, o site é publicado em um servidor. Muitos desenvolvedores também incluem uma manutenção periódica para assegurar que os sites permaneçam atualizados e funcionais. Consulte: “Checklist de verificações para fazer antes de publicar seu site/blog” e Seu site suporta o teste ‘estresse de carga’?

Comente sobre: "Visão geral do fluxo de trabalho para criar seu site"