Características do Amazon EC2

postado em: Cloud Computing | 0

O Amazon EC2 fornece um grande número de características poderosas para construção escalável, falhas de resiliência, aplicativos de classe empresarial e também, oferece um ambiente altamente confiável, flexível, controlado e com acesso aos Web Services da Amazon.

Veja a seguir o que é incluído no Amazon EC2.

Geolocalização

O Amazon EC2 fornece o recurso de colocar as instâncias em múltiplos locais. Os locais do Amazon EC2 são compostos pelas regiões e pelas Zonas de disponibilidade. As Zonas de disponibilidade são as posições distintas que são projetadas para serem isoladas das falhas em outras Zonas da disponibilidade e fornecem rede de conectividade acessível e de baixa latência para outras Zonas de disponibilidade da mesma região. Ao iniciar as instâncias em Zonas de disponibilidade separadas, você pode proteger seus aplicativos de falha de um único local. As regiões são constituídas por uma ou mais Zonas de disponibilidade, que estão geograficamente dispersas e estarão em diferentes áreas geográficas ou países. Atualmente, o Amazon EC2 está disponível nas seguintes regiões: Leste dos EUA (Norte da Virgínia), Oeste dos EUA (Oregon e Norte da Califórnia), Europa (Irlanda), Ásia-Pacífico (Cingapura e Tóquio), América do Sul (São Paulo).

Endereços Elastic IP

Endereços Elastic IP são endereços de IP estáticos projetados para computação em nuvem dinâmica. Um endereço Elastic IP está associado à sua conta e não a uma instância específica e você controla esse endereço até que decida explicitamente liberá-lo. Ao contrário dos tradicionais endereços de IP estáticos, os endereços Elastic IP permitem que você filtre a instância ou falhas da Zona de disponibilidade por meio de remapeamento programado de seus endereços de IP públicos para qualquer instância em sua conta. Em vez de esperar que um técnico de dados reconfigure ou substitua o seu host, ou esperar que o DNS propague a todos os seus clientes, o Amazon EC2 permite que você gerencie os problemas com sua instância ou software através de rápido remapeamento do seu endereço Elastic IP para uma instância de substituição. Além disso, você pode opcionalmente configurar o registro de DNS reverso de qualquer um dos seus endereços Elastic IP.

Amazon Virtual Private Cloud

O Amazon VPC é uma ponte segura e contínua entre a infraestrutura existente de TI de uma empresa e a nuvem AWS. O Amazon VPC permite às empresas conectarem sua infraestrutura existente a um conjunto de recursos computacionais isolados da AWS, através de uma conexão de rede privada virtual (VPN), e expandirem seus recursos de gestão existentes, tais como serviços de segurança, firewalls e sistemas de detecção de intrusão para incluir seus recursos AWS.

Auto Scaling

O Auto Scaling permite a você expandir ou reduzir a capacidade de seu Amazon EC2 automaticamente, de acordo com as condições que você definir. Com o Auto Scaling, você pode garantir que o número de instâncias do Amazon EC2 que você está usando se redimensiona facilmente durante picos de demanda para manter o desempenho e diminui automaticamente durante quedas de demanda para minimizar custos. O Auto Scaling é especialmente útil para aplicativos que sofrem variabilidade de uso por hora, dia ou semana.

High Performance Computing – HPC

Os clientes com complexas cargas de trabalho computacionais, assim como processos paralelos fortemente acoplados ou com aplicativos sensíveis ao desempenho da rede, podem alcançar o mesmo alto desempenho computacional e de rede fornecido por uma infraestrutura personalizada, enquanto se beneficiam das vantagens de flexibilidade, elasticidade e de custo do Amazon EC2. O Compute Cluster e as instâncias Cluster GPU foram projetados especificamente para fornecer alta performance da rede e podem ser iniciados de forma programada em clusters – permitindo que os aplicativos alcancem o desempenho requerido de baixa latência da rede para comunicações de nó a nó firmemente acopladas.

Deixe uma resposta